Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesse projeto procuramos focar na liberdade, entendê-la em relação direta com os limites. Quando Sergio, um engenheiro viário, nos contatou para desenhar sua casa, o elemento principal a ser desenvolvido foi a plena relação com o terreno e o primeiro pensamento, quase instintivo, foi o desejo de voar.
O irmãos Wilbur e Orville Wright estabeleceram essa nova e sutil relação com o solo que até hoje atribui à gravidade o desafio maior dentro da convocatória material que conclui uma construção.
A ideia de suspender-se no ar possui uma dualidade inexorável, a primeira é esse intrincado sistema de particularidades que organiza, direciona e mecaniza as forças e a segunda, articular tal mecanismo em sua relação com o solo, a aterrissagem. Partindo desse intuito, convocamos a matéria gerando um sistema absolutamente engenhoso*, com quatro pilares centrais definimos dois elementos, um corpo principal de maior volume e um transversal como alas de uma envergadura controlada. A particularidade do sistema está na posição de intersecção entre ambos blocos que são esvaziados permitindo um espaço vertical que constrói a relação interior - exterior.
O módulo estrutural é dado por volumes de 7x7x2.80 metros em ambos casos, no sentido longitudinal ao terreno. Enquanto o corpo principal, transversal ao mesmo, possui 15x7x2.8 metros.
Desse modo, na intersecção de ambos o vazio ocupa também o módulo de 7x7 metros, mas com pé-direito triplo livre, capaz de abrigar um jardim com um ipê-rosa dentro.
Isso gera um dilema estrutural, para sustentar esse sistema em balanço com 14 metros entre área suspensa e somente 7 metros de área apoiada era necessário um sistema de tensão constante nas vigas superiores (pós-tensionadas de 21 metros de longitude total). Dessas vigas superiores, por meio de tensores rígidos, são levemente suspensas as lajes correspondentes aos espaços de dormitórios tanto das crianças como a suíte dos pais.
Com os 154 m2 totais da planta superior, tendo como referência 4000 kg de peso próprio por m2 falamos de 616.000 kg, distribuídos em 4 pares de pilares de 0.22x0.80 metros, permitindo máxima liberdade com mínima ocupação.
Um elemento cerâmico organiza as vistas estabelecendo um sutil véu entre a cozinha e a área completa do térreo.
Uma residência que aparentemente está fechada interiormente se materializa em absoluta relação visual e espacial, multiplicando as percepções e esfumaçando literalmente os limites pré-estabelecidos.
Talvez habitar o ar possa ser também uma solução para gerar a maior quantidade de solo permeável possível e isso possibilite a criação de um jardim diferente que completaria a ideia do projeto original.
Somente o passar do tempo nos mostrará a realidade. Estamos convencidos de que o resultado será positivo.
*1. Que possui a capacidade de imaginar ou inventar coisas combinando com inteligência e habilidade os conhecimentos que possui e os meios que estão disponíveis.
2. Que foi criado pelo homem com engenho.